Como organizar o setor financeiro de sua empresa Skip to main content

Quando vamos organizar o setor financeiro de uma empresa, temos algumas tarefas: levantar custos, verificar os desperdícios, o nível exato de endividamento e os investimentos que não estão trazendo bons resultados para o negócio.

Você está com dificuldade para gerenciar o setor financeiro da sua empresa? Este post vai te ajudar a solucionar esse problema!

Confira as dicas que preparamos para te ajudar nessa tarefa, você vai conseguir reduzir os gastos e garantir a eficiência do seu negócio.

Essas dicas são essenciais para que o seu negócio flua e servem para qualquer segmento de mercado.

4 Dicas infalíveis para organizar seu financeiro

Um dos maiores erros cometidos pelos empreendedores e empresários é misturar as suas finanças pessoais com às contas da empresa. Esse é um dos problemas que as empresas lidam quando as finanças do negócio se tornam uma bagunça.

Mas calma! Não se desespere. Se você está cometendo esse erro, neste post vamos te ajudar a colocar o seu setor financeiro em ordem. Você precisa arrumar isso antes que seja tarde.

Com a organização do setor financeiro, é possível levantar custos, desperdícios, o nível de endividamento e os investimentos que não estão se mostrando um bom negócio.

Se você está com dificuldade em fazer essa organização, é só seguir as nossas dicas que você vai conseguir diminuir os gastos e garantir a eficiência da sua empresa.

Separar o controle financeiro empresarial do pessoal?

1 – Disciplina

Todo empreendedor deve ser disciplinado. Para organizar algo, tem que haver dedicação e empenho. Sem foco e um acompanhamento diário, as chances dos objetivos serem atingidos são remotas.

Se sua empresa é de grande porte, você deve fazer o acompanhamento periódico de indicadores-chave como faturamento, custos fixos, custo total, lucro nominal, margem de lucro e nível de endividamento.

Contudo, se sua empresa é de pequeno a médio porte, o acompanhamento deve ser semanal ou até diário. Isso porque, essas empresas são mais frágeis financeiramente do que as grandes corporações.

2 – Separar as contas pessoais das empresariais

Um erro que ocorre na maioria das empresas de pequeno porte, é confundir as finanças pessoais com as do negócio.

Isso não pode acontecer! É preciso organizar, rigorosamente, os recursos oriundos e destinados à empresa do dinheiro que é reservado à vida pessoal. Essa separação é imprescindível para o sucesso do seu negócio.

Dica: Software para Gestão Financeira eficiente, seguro, de fácil manuseio, que permita você ter o controle de sua empresa, onde quer que você esteja.

3 – Conheça os prazos da sua empresa

É essencial que você tenha conhecimento de quais são as restrições de prazo, datas de recebimento e vencimento das contas. Isso evita atrasos nas quitações e o pagamento de juros de mora.

Conhecer bem os prazos é o primeiro passo para controlar o fluxo de caixa, estabelecendo prioridades para tudo aquilo que corresponde a curto, médio e longo prazo.

Tratando-se de dívidas, é de suma importância conhecer aquelas de curto prazo.

4 – Para te ajudar a organizar o setor financeiro – utilize uma solução tecnológica

A utilização de um software de Gestão Financeira será essencial para a organização do setor financeiro da sua empresa.

Com o software de Gestão Financeira, é possível manter o fluxo de caixa sempre organizado, ter maior segurança dos dados, ter acesso à informações precisas e sem risco de erros de cálculo, o que poderia acontecer com o método antigo das planilhas.

O software adequado para o seu negócio, além de contribuir para a estruturação das finanças em si, ele servirá para acompanhar o crescimento da sua empresa. Para que a organização do setor financeiro seja eficaz, é necessário a utilização de um software de Gestão Financeira de qualidade.

E você, já trabalhou com um software de gestão? Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixe o seu comentário aqui no post e descubra como podemos ajudá-lo!