Como controlar o fluxo de caixa da minha empresa? - Global Financeiro Skip to main content

Você já parou para pensar como estão as finanças da sua empresa? O que fazer para otimizar o gerenciamento dos recursos e processos financeiros? Se a sua resposta foi sim, este post é para você. Criamos um conteúdo legal para você controlar seu fluxo de caixa de vez.

O fluxo de caixa é uma das ferramentas mais úteis não apenas para controlar e gerir as finanças empresariais, mas também para tomar decisões de extrema importância para a organização, como a identificação de necessidade de cortes, investimentos e até mesmo realocação de recursos ou redefinição de processos.

O que fazer para colocar em prática o fluxo de caixa?

Se você está iniciando seu negócio, já pode colocar na sua rotina o fluxo de caixa. Assim, será necessário separar os saldos inicias de seu caixa e de suas contas-correntes e também daquelas aplicações de curto prazo.

Utilizando uma planilha eletrônica ou um software de gestão, é só registrar esses valores, bem como as entradas que serão representadas pelos recebimentos em sua empresa, valores referentes a clientes e outras receitas, e também as saídas, sendo estas, pagamento de salários, contas, entre outros desembolsos. Após comparar os saldos iniciais com todas as suas entradas e saídas, você verá que o fluxo de caixa apresentará os recursos disponíveis em um determinado período e que podem ser utilizados de acordo com as suas necessidades.

Quais são as possibilidades do fluxo de caixa?

O que fazer com as informações do fluxo de caixa? O fluxo de caixa poderá ser utilizado de várias formas na gestão de sua empresa. Uma dessas possibilidades é o fluxo de caixa projetado, que poderá lhe dar uma boa noção de suas finanças no futuro, permitindo conhecer antecipadamente as entradas e desembolsos que serão feitos em um determinado período.

Posso confiar 100% nas informações do fluxo de caixa?

É preciso ter alguns cuidados para que seu fluxo de caixa seja realmente efetivo, como relacionar todas as entradas e saídas, independentemente do valor, e de preferência utilizar um software integrado de gestão financeira que permita que as informações sejam obtidas de outras áreas, como o departamento de compras e de vendas.

Você deve se atentar também à periodicidade da elaboração, ou seja, ao prazo em que são inseridas as informações — que, de preferência, deve ser diário para que você tenha a informação em tempo real. Com todos os dados e análises financeiras em mãos, não se esqueça de atentar-se, em seguida, ao planejamento estratégico de sua empresa. Muitos dos insights gerados por meio desta ferramenta são de grande importância para o futuro da organização e, por isso, precisam ser considerados em ajustes no plano inicial. Isso garantirá um crescimento sustentável ao seu negócio!

Como ser um empreendedor bem sucedido?

Vamos tratar de 4 dicas importantes para você que almeja ser um empreendedor de sucesso.

Leitura todos os dias de manhã

Ler um jornal no início da manhã com as notícias do dia, é bom; porém, quando se trata dos maiores empreendedores, o hábito mais comum é ler um bom livro.
Uma leitura de 15 a 30 minutos, antes mesmo de levantar da cama, é o suficiente para estimular sua mente e prepará-la para a jornada que você enfrentará no decorrer do dia. Essa atitude será mais efetiva ainda se você optar por uma biografia inspiradora ou um conteúdo que acrescente algo à sua rotina de empreendedor.

Tempo dedicado á família

Desligar-se um pouco da rotina agitada e passar um tempo com sua família pode ser o remédio que sua mente está precisando para trabalhar melhor. Chega daquele pensamento de que, para ter sucesso, é preciso estar debruçado a todo segundo sobre suas responsabilidades.

Comparecer àquela festa que a escola do seu filho está organizando? Ou tomar café da manhã calmamente com todo mundo junto na mesa? Com certeza, esses são hábitos que podem contribuir bastante para a vida de um empreendedor.

Fazer vários cursos

Empreendedores estão, constantemente, lendo livros, consumindo conteúdo online, comparecendo a palestras e eventos ou, se o tempo permitir, cursando uma graduação ou especialização que some na condução da sua empresa. O mundo dos negócios está em constante evolução e, por meio de muito estudo, você precisa acompanhar o ritmo das mudanças e manter suas ideias atualizadas com o cenário do momento.

Você não precisa ficar alimentando um currículo com cursos e diplomas, já que não é mais um empregado em busca de uma oferta de emprego.

Mudança de rotina

Em vez de tomar sempre o mesmo caminho para a empresa, alguns decidem mudar a rota e, também, o meio de transporte. Quando chegam ao seu local de trabalho, não sentam no lugar de rotina: escolhem um novo local para encarar as tarefas do dia. Essas decisões mínimas estimulam o cérebro a trabalhar de forma diferenciada e fazem fluir diferentes pontos de vista e novas ideias a serem aplicadas no seu negócio.

Os hábitos de um empreendedor são aplicados de forma a aumentar sua performance no dia a dia; afinal, quem está à frente de uma empresa deve estar sempre conectado com seus ideais! Isso não significa que você precisa se desligar da família ou deixar de lado atividades prazerosas, como ler um livro. Na verdade, tudo pode ser adaptado à sua rotina.

Aproveite o momento para conferir este artigo, que trata da importância de usar um software de gestão financeira para organizar a sua empresa de uma vez por todas!