Facilite e agilize sua conciliação bancária - Global Financeiro Skip to main content

6 dicas para facilitar e agilizar a conciliação bancária

1. Evitar usar o talão de cheques

Quando emitimos um cheque não conseguimos ter certeza de quando ele será descontado. Por isso, fica difícil que o saldo bancário feche com o controle interno.
Caso o uso dos cheques seja necessário, algumas práticas podem auxiliar o setor financeiro, como criar uma conta apenas para controle dos cheques. Porém, mesmo assim não é possível ter um trabalho de resultados assertivos por falta de confirmações externas.

2. Concentrar a movimentação em uma única conta bancária

Quando centralizamos as operações em uma só conta existe a certeza: se a transação não consta no extrato, ela não foi realizada.
Ter duas contas ou mais significa a necessidade de ter diversas fontes de confirmação e dificuldade maior em identificar transações.

3. Integrar sistema de gestão e banco

Alguns bancos possuem integração automática com os melhores sistemas de gestão financeira.
Sempre que for possível integrar conta bancária e sistema interno, isso precisa ser feito.

4. Utilizar sempre histórico completo e padronizado

Alguns bancos possuem históricos padrões mais completos, além de permitirem o complemento do histórico com informações específicas.

5. Contar com um responsável pelo setor financeiro ou terceirizá-lo

Muitas vezes, o gestor da empresa é o único que lida com as finanças. Mas nem sempre se tem tempo para liderar equipes, cuidar da burocracia, pensar em produtos e serviços e ainda proceder com as tarefas relativas às finanças.

Por outro lado, quando a empresa é de porte micro ou pequeno pode ser inviável alocar nela um departamento específico. Pois, isso demanda custos com ferramentas e, ainda maior, com pessoas.
Sendo o caso, a terceirização do financeiro é uma boa alternativa para negócios desses portes garantirem a excelência dos processos financeiros gastando menos.

6. Fazer registros diariamente

Como falamos a respeito da análise dos saldos, conciliar as movimentações também tem de ser prática diária.
Deixar a tarefa para o encerramento da semana ou, pior ainda, do mês, facilita a perda de documentos e o esquecimento de movimentações. Depois, pode ser muito difícil encontrar o resultado correto nos saldos.

Como facilitar a conciliação com a gestão financeira integrada

Quando trabalhamos com sistema integrado de gestão, como o Global Financeiro, a conciliação bancária tende a ser um procedimento mais rápido e fácil.