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Matrix SWOT ajuda o empreendedor a analisar sua empresa?

Hora de deixar estrelas, abacaxis, vacas leiteiras e pontos de interrogação um pouquinho de lado e começar a falar de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, ou análise Swot — em inglês, strenghts, weaknesses, opportunities e threats. Assim como a BCG, a matriz Swot é uma das ferramentas de marketing que pode funcionar como uma aliada e tanto na realização de balanços criteriosos da atuação da sua empresa. Quer ver só?

Matriz Swot: objetivos e como funciona

Criada entre os anos de 1960 e 1970, a matriz Swot é uma ferramenta utilizada na realização de avaliações do cenário interno e externo de uma organização. Sua representação gráfica é formada por quatro quadrantes que dizem respeito a aspectos internos e externos à organização:

Ambiente interno

  • Forças: vantagens internas da empresa em relação à concorrência.
    Exemplo: o uso de um sistema de integração, garantindo automatização de processos e o trabalho com dados mais assertivos;

  • Fraquezas: desvantagens internas da empresa em relação à concorrência.
    Exemplo: o fato da empresa estar organizado de tal forma que o empresário contábil ainda precise se envolver muito em atividades de baixo valor agregado e ainda não ter segurança suficiente para a delegação de atividades.

Ambiente externo

  • Oportunidades: aspectos do contexto no qual a empresa está inserida capazes de fazer as vantagens competitivas do negócio crescerem.
    Exemplo: a complexidade da legislação e, com isso, a percepção crescente do valor da empresa pelas pequenas empresas, o que proporciona a chance de este profissional se apresentar como um verdadeiro consultor de negócios aos clientes, oferecendo serviços de alto valor agregado e se diferenciando no mercado;

  • Ameaças: aspectos do contexto no qual a empresa está inserida capazes de influenciar o desempenho do negócio negativamente.
    Exemplo: a vinda de renomadas franquias estrangeiras para o Brasil e, com isso, o fortalecimento da concorrência.

Os itens listados dentro dos quadrantes do ambiente interno em geral são variáveis controláveis pela organização, dessa forma, os pontos fortes percebidos têm condições de serem ressaltados ao máximo. Os fracos, por sua vez, podem ser controlados e minimizados. Já o ambiente externo está completamente fora do controle da empresa, mas mesmo sem conseguir controlá-los, é preciso conhecê-los e monitorá-los com frequência para aproveitar oportunidades e traçar planejamentos para enfrentar ameaças.

A importância da matriz Swot na empresa

A ideia é que a combinação dos dois ambientes e de suas quatro variáveis (recapitulando: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) facilite a tomada de decisões e a definição de estratégias de negócios nas empresas. Combinar aspectos listados como forças com os de oportunidades, por exemplo, vai ajudar a empresa a potencializar o uso de seus pontos fortes para aproveitar ao máximo as oportunidades detectadas.

De que formas um sistema de integração pode ajudar a empresa a se tornar mais funcional? Fazendo-o ganhar escalabilidade e maior agilidade, assim, liberando o empresário e seu time de tarefas meramente operacionais e possibilitando que se dediquem às atividades de maior valor agregado. E esses são apenas alguns dos itens de uma imensa lista!

Ao mesmo tempo, associar forças a ameaças vai ajudar a empresa de contabilidade a tirar o máximo proveito de seus pontos fortes para minimizar os efeitos das situações adversas identificadas. Voltando ao exemplo dos sistemas de integração, a empresa que fizer uso de um software assim dificilmente passará apertos em meio a um cenário de concorrência acirrada, dadas as inúmeras vantagens que essa profissionalização proporciona.

A combinação de quadrantes de uma matriz Swot é uma ferramenta que está alinhada à necessidade da empresa de reinventar seu negócio de tempos em tempos, ainda mais diante dos atuais cenários de crise, globalização e forte competitividade.