Você sabe o que é centro de custo? - Global Financeiro Skip to main content

Você sabe o que é centro de custo? E qual a importância de usá-lo em seu negócio

A vida de um empreendedor não é nada fácil, as tomadas de decisões para o negócio devem ser certeiras, e isso requer, conhecimento, boa administração e muita dedicação. O mercado está cada vez mais exigente, e para que o negócio tenha sucesso e alcance resultados satisfatórios é preciso que o gestor tenha conhecimento das ferramentas e técnicas que trazem benefícios e ajudam no desenvolvimento saudável da sua empresa.

O centro de custo é uma dessas ferramentas que colabara para o crescimento saudável da sua empresa, e deve ser implantado para auxiliar na gestão financeira dos negócios.

Você deve estar se perguntando quais os benefícios que essa ferramenta traz para a sua empresa e, em quanto tempo?

É exatamente essa dúvida que vamos responder no post de hoje, então continue a leitura e comece a utilizar o centro de custo na sua empresa.

O que é centro de custo?

Denomina-se centro de custo, as diversas seções de uma empresa delimitadas segundo o aspecto de localização de todos os custos aí verificados, ou seja, a separação de setores em uma empresa, cada um deles com uma parcela de responsabilidades operacionais, financeiras e econômicas. A união de todos os centros de custos representa a empresa por inteiro, porém, cada um possui independência quando comparado com o outro.

O centro de custos é um método eficiente de agrupar receitas e despesas, propiciando um conhecimento melhor de cada departamento do negócio. Ele serve para dar autonomia aos diversos setores, sendo estes setores responsáveis tanto pela geração de receitas quanto pela aplicação dos recursos em despesas.

Auxílio na organização da empresa

Sabemos que existem setores na empresa que não geram receitas. Como o setor de recursos humanos. Você deve estar pensando que então não há necessidade de implantar o centro de custos nesse setor. Certo?

Errado! A implantação do centro de custos no setor de RH, ajudará ainda que de forma indireta, na geração de receitas e terá uma incidência de custos já prevista pelos gestores da empresa.

Dessa forma, o setor de recurso humanos não pode ser extinto apenas pelo fato de não trazer receitas, pois ele é necessário. Uma parcela dos recursos que será aplicada pela empresa será de responsabilidade do setor de recursos humanos. Exemplo: cursos, treinamentos, palestras, serão de incumbência do departamento de RH, e serão lançados e controlados pelo seu centro de custos.

O setor financeiro, de marketing, todos terão parcelas de custo respectivas às responsabilidades que eles possuem.

A implantação do centro de custos deve ser utilizada em todos os setores da empresa, independente do seu tamanho, se pequeno, média ou grande porte.

Utilizando o centro de custo a favor do seu negócio

O primeiro passo é identificar os setores e definir suas responsabilidades. Identificado os setores, você consegue visualizar em qual departamento você tem mais funcionários, e por isso demanda uma parcela maior de recursos repassados para investimento, pois a quantidade com custo salarial é maior. Dessa forma você trabalha consciente e com total noção da destinação dos recursos.

E quais os benefícios dessa ferramenta para o seu negócio?

O primeiro benefício consiste na redução dos gastos. Com a implantação do centro de custos em cada setor da empresa, os gargalos operacionais e financeiros são descobertos e solucionados com facilidade. Possibilitando que os resultados positivos surjam de maneira natural.

Segundo ponto positivo: as metas são alcançadas. Quando as metas traçadas não são alcançadas, existem duas possibilidades: os valores não condizem com a realidade empresarial; ou há falhas no processo produtivo. E com a implantação do centro de custos é possível entender suas despesas operacionais e criar objetivos adequados às suas necessidades.

Terceiro e não menos importante, melhora do processo produtivo, o centro de custos ajuda a compreender melhor como todas as atividades são realizadas, e, consequentemente, tomar decisões mais assertivas e eficientes.

Portanto, não perca mais tempo e comece a utilizar o centro de custos para alcançar suas metas, facilitar as operações diárias do setor financeiro e atender às demandas do mercado.

Nesse post falamos um pouco sobre o centro de custos e a importância dele nos seus negócios para que você trilhe o caminho do sucesso.

E você, já trabalhou com um software de gestão? Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Deixe o seu comentário aqui no post e descubra como podemos ajudá-lo!