Plano de Contas: Ativo e Passivo - Global Financeiro Skip to main content
GF Software Financeiro
GF Software Financeiro

Você sabe como mensurar os resultados da sua empresa e saber se as estratégias tomadas foram as mais acertadas?

Essa avaliação só pode ser feita a partir da análise do plano de contas é nele também, que será possível visualizar o que a sua empresa tem de passivos e de ativos.

Nesse post vamos explicar tudo sobre o ativo e passivo do plano de contas. Continue a leitura que você vai entender a importância desses elementos na gestão da sua empresa.

O plano de contas é uma relação das atividades, operações, custos, ganhos e transações. Entre os itens elencados nessa ferramenta de gestão estão os passivos e ativos.

Ativo: é tudo que faz parte da sua empresa, tudo aquilo que ela tem. Os imóveis, mobiliário, frota de carros, equipamentos, maquinário, investimentos, créditos, estoque, duplicatas a receber, direitos que compõem o patrimônio da empresa.

Passivo: as obrigações que ela tem. Fornecedores, empréstimos, financiamentos, obrigações fiscais, etc.

O ativo e o passivo são itens que impactam o patrimônio do negócio. A diferença desses dois itens é que vai determinar o valor que a sua empresa tem no mercado, porque é com base nesses dois elementos que são realizados os balanços patrimoniais.

Patrimônio: ativo e passivo trabalham conjuntamente

Assim que uma empresa nasce ela já possui algum ativo. Um bom empreendedor ao iniciar um empreendimento, abrirá de imediato uma conta no nome da empresa com uma quantia para capital de giro e equipamentos específicos para as atividades do negócio. Como consequência, alguns ativos vão sendo incorporados e, naturalmente, passivos também são adquiridos, uma vez que no processo de expansão é possível que ocorra um empréstimo ou financiamento.

As receitas e despesas vão integrar o plano de contas, vão ajudar na construção do ativo e passivo do plano de contas.

Lembrando que receitas é tudo aquilo que sua empresa tem a receber dos clientes pelos serviços e produtos que oferece. Também se enquadram aqui os juros acumulados dos investimentos realizados e os recursos com possíveis vendas de ativos não mais utilizados. Por fim, as despesas que correspondem aos desembolsos com pagamento de funcionários, fornecedores, terceiros, melhorias realizadas, compra de matéria-prima.

Nesse momento é que todos esses personagens se encontram, por exemplo, quando você faz investimentos, eles saem das receitas, porque fazem parte do dinheiro que a empresa tem para fazer o negócio acontecer. Mas logo que este investimento é concretizado, ele passa a ser um ativo. Então é a receita contribuindo para o aumento dos ativos do seu empreendimento. Por outro lado, ao vender um equipamento que não é mais necessário para a produção, você se desfaz de um ativo, mas registra o valor da operação em suas receitas.

Portanto, essa movimentação diária que, de forma dinâmica, atua para deixar a empresa caminhando para frente é o que forma os ativos, cria os passivos e, no fim das contas, faz a empresa ser o que ela é e acumular tudo o que ela tem.

E o Plano de Contas?

É aqui no plano de contas que você vai elencar os passivos e ativos. Esses dois elementos são formados pelas receitas e despesas.

Com isso é possível ter duas visões da sua empresa. A primeira contábil, ainda que seja parte do trabalho do contador, você como colaborador estratégico do seu negócio, é capaz de detalhar a situação patrimonial.

A segunda visão é o uso do plano de contas para fins gerenciais, com base nos valores apresentados, o gestor tem as informações necessárias para ajudar na tomada de decisões e planejar os rumos financeiros da empresa, a partir de uma visão completa dos planos econômicos, financeiros e patrimoniais.

Portanto, o ativo e passivo são elementos importantes que integram o plano de contas e são capazes de mostrar o resultado dos esforços para fazer sua iniciativa crescer. Também podem representar um alerta visando corrigir os rumos e acertar o passo no caso de algumas inconsistências que esteja acarretando em resultados insatisfatórios.

Entender todos esses elementos é muito importante para você saber como a sua empresa está. Agora que você já sabe o que é e para que serve o ativo e passivo no plano de contas, não perca mais tempo construa o seu plano de contas, e tenha uma visão clara de como anda os seus negócios

GF Software Financeiro