Se o seu objetivo é ver seu empreendimento destacar em seu mercado de atuação,
então você precisa estar disposto a correr riscos para expandir.
Contudo, os passos a serem dados precisam ser medidos para diminuir as consequências negativas e potencializar as positivas. Mas como fazer isso?
A resposta para essa pergunta está no desenvolvimento de um planejamento estratégico financeiro.
Entenda agora o que é planejamento financeiro, qual sua utilidade e quais são as etapas.
O que é um planejamento estratégico?
O planejamento financeiro estratégico é um documento onde constam as diretrizes de uma empresa para um determinado período. Nele estão o estudo da situação econômica atual de um negócio e quais são as projeções para o futuro.
Com base no planejamento financeiro, os gestores são capazes de entender quais as previsões de faturamentos, de gastos, de investimentos e quais são as melhores formas de agir para que o balanço financeiro final seja sempre favorável.
Qual a importância de uma planejamento estratégico?
Com toda certeza, você busca a lucratividade do seu negócio, gerenciar um negócio sem ter ideia dos aportes financeiros necessários não somente para que ele sobreviva, mas também para que possa render lucros, é um grande risco.
É exatamente nesse ponto que o planejamento financeiro estratégico se faz importante. O planejamento auxilia você para tomada de decisões com embasamento na situação econômica atual da empresa, o que diminui os riscos e potencializa os acertos.
Dentre as inúmeras vantagens que podem ser citadas sobre o planejamento, está a de que ele traz mais segurança para a empresa, além de colaborar na promoção do crescimento do empreendimento e fazer com que os gestores sejam mais eficientes em suas atividades.
Fases de um planejamento estratégico financeiro
É preciso atentar-se para alguns métodos na construção de um plano financeiro estratégico.
A busca por informações sobre a situação econômica do negócio, a definição de objetivos e de metas, a descrição de ações para o alcance daquilo que é almejado, os prazos, os recursos necessários, dentre outros.
Vamos tratar agora o que é preciso fazer em cada fase para que o documento seja realmente funcional para os gestores de uma empresa.
1 – Avaliar a situação atual da sua empresa.
Para que o seu negócio cresça é necessário saber exatamente onde ele se encontra. E para isso, não basta apenas ter conhecimento sobre quanto se tem em caixa e qual é o seu patrimônio; é preciso ir mais a fundo e desvendar todos os processos que fazem com que o negócio tenha estes e aqueles gastos e ganhos.
Avaliar qual a margem de lucro das negociações, compreender despesas fixas e variáveis, média de vendas, comissões, dentre outras informações financeiras, é fundamental para entender até onde se pode chegar em um determinado tempo.
2 – Definições dos objetivos
O planejamento financeiro estratégico do empreendimento é fundamental para o crescimento do seu negócio. Isso porque uma das partes mais estratégicas do documento é a que expõe os objetivos do negócio. Ciente deles, toda a equipe envolvida na atividade será capaz de ter em mente o que precisa ser feito para que aquilo que se sonha seja alcançado.
Para que isso aconteça, descreva os objetivos de curto, médio e longo prazo e o faça de forma com que todo profissional que tenha acesso ao documento o entenda com facilidade.
3 – Planejar as ações
Para que você tenha sucesso nos objetivos traçados, é necessário que uma série de atividades sejam planejadas. É preciso descrever e programar ações, relatar o tempo médio para executá-las, ter em mente os gastos envolvidos, os recursos humanos e os materiais, dentre outros.
É importante também que nessa etapa sejam avaliados os impactos das novas ações nas estruturas e processos que já estão em funcionamento na empresa. Para que não aconteçam imprevistos, esteja atento às mudanças tributárias, logísticas, de estoque, etc., que poderão ocorrer.
4 – Visualize cenários diferentes
A meta principal do planejamento estratégico financeiro é avaliar o mercado e o ambiente interno para que as decisões tomadas sejam embasadas em informações reais e possam gerar menos riscos ao seu negócio.
Contudo, o cenário externo a uma empresa não pode ser controlado. Dessa forma, é importante pensar e planejar ações que possam ser implantadas em ambientes diferentes daqueles que possam parecer, em um primeiro momento, mais óbvios.
5 – Defina prazos
O planejamento estratégico financeiro de uma empresa não é estático e precisa ser revisto sempre que as metas traçadas forem alcançadas ou sempre que o cenário previsto mudar drasticamente.
Feito dessa forma, a equipe envolvida no processo terá uma noção da validade do planejamento, é preciso que um prazo seja definido já na sua construção. O tempo de duração, como dito, pode ser menor do que o previsto, mas nunca maior. Se o prazo estabelecido não seja suficiente para o alcance das metas, um novo plano deverá ser feito.
6 – Monitore as ações planejadas
Outra fase importante do planejamento estratégico é a que diz de quanto em quanto tempo as ações planejadas deverão ser avaliadas para que todos saibam se a prática delas está em conformidade com aquilo que foi pensado anteriormente.
O acompanhamento durante o andamento da atividade permitirá aos gestores realizar pequenos ajustes durante o processo que poderão ser cruciais para que o alcance dos objetivos seja mais rápido e assertivo.
7 – Armazenar os documentos
Concluído o plano, ele deverá ser armazenado para que futuras análises possam ser feitas, a fim de verificar as boas práticas que levaram a situação presente.
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