Qual a importância da Conciliação Bancária? - Global Financeiro Skip to main content

Dentro da gestão de uma empresa, o aspecto financeiro é um dos que mais se destaca para garantir a sobrevivência do negócio. Nesse contexto, a conciliação bancária é uma aliada para que sua empresa entenda a própria movimentação financeira e para que seja possível saber, em detalhes, sobre recebimentos, pagamentos, depósitos e outras operações que fazem parte de suas finanças.

O que é a conciliação bancária?

A conciliação bancária é um processo utilizado para garantir que todas as operações financeiras que foram devidamente realizadas estejam reconhecidas nos extratos bancários e na movimentação contábil de uma determinada empresa.

Esse procedimento pode ser considerado uma ferramenta de controle interno e é essencial para prevenir erros e fraudes, além de possibilitar o conhecimento das finanças de sua organização. Em alguns casos, a conciliação bancária é requisitada pela auditoria para comprovar alguns aspectos da movimentação financeira de uma empresa.

Nesse relatório é possível apontar e entender eventuais diferenças entre o que está registrado no sistema interno e o que está apresentado no extrato bancário, já que é comum que existam lançamentos não compensados, recebimentos não realizados que geram a necessidade de conciliação.

Qual a importância da conciliação bancária?

Assim como outras ferramentas financeiras, como o fluxo de caixa, a conciliação bancária pode ser utilizada como relatório detalhado de entradas e saídas de recursos. Para empresas que têm uma movimentação muito grande, a conciliação permite acompanhar o que já foi pago ou recebido, ou seja, o que foi efetivado.

A conciliação também se destaca para aquelas empresas que fazem vendas com a utilização de cartões, já que é necessário cruzar as informações dos relatórios de recebimentos enviados pelas operadoras com o que efetivamente fez parte da sua movimentação bancária em determinado período.

Essa técnica ainda permite que sejam conciliados valores de clientes e de pagamentos efetuados, já que em muitas empresas esse processo é feito quase que totalmente pelo banco, o que demanda uma conferência dos números apresentados.