Estar à frente de uma empresa de sucesso requer planejamento, qualidade e foco na atuação e gestão financeira empresarial, capacitação e atualização frequentes, além de controles.
Alguns empreendedores, mesmo sabendo desses requisitos fundamentais, se envolvem tanto na operação diária do negócio que se esquecem de controlar bem, e de perto, as finanças da empresa.
Ter o sonho de ser o próprio patrão aliado a uma boa ideia de negócio, embora sejam ingredientes fundamentais, não são suficientes para garantir a sobrevivência da empresa.
De cada 100 micro e pequenas empresas que abrem as portas em São Paulo, 27 não completam dois anos de vida. Uma das principais causas dos fechamentos é a má gestão do negócio que, na maioria das vezes, ocorre por falta de planejamento e inexperiência do empreendedor.
Um dos grandes erros dos empresários, que geralmente acontece por estarem muito envolvidos na operação do dia a dia do negócio, é não controlar bem a gestão financeira finanças da empresa. Quando as despesas não estão de acordo com as entradas de recursos é sinal de que o negócio está perdendo sua competitividade e, se não forem tomadas algumas providências, isso pode determinar o fracasso dele.
Para ter uma gestão financeira eficiente e manter-se competitivo no mercado, é necessária uma vigilância constante nas contas e ações rápidas ao menor sinal de turbulência, antes de se ver com excesso de dívidas fora do controle.
O Texto acima foi extraído do Jornal de Negócios do Sebrae/SP de Março/2012 e continua super atual e válido.
Para te ajudar nesta difícil, mas importantíssima, tarefa de controlar as finanças de sua empresa, o Global Financeiro é uma ferramenta fundamental.
Então, não perca tempo, crie uma conta e experimente gratuitamente por 7 dias e tire as suas próprias conclusões.