Muitas empresas incentivam seus clientes a investirem em diferenciais competitivos tecnológicos, administrativos e comportamentais. Mas a pergunta que fica é: como anda a busca por diferenciais por parte das empresas?
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, cerca de apenas 20% das empresas têm essa preocupação. Conforme a mesma pesquisa, em média, as organizações dedicam 65% das horas trabalhadas às demandas governamentais; 12% à produção e apresentação de informações para apoio à gestão dos clientes; 11% às rotinas administrativas; e 9% à capacitação dos recursos humanos. Para as atividades comerciais, de marketing, parcerias estratégicas, planejamento estratégico e gerenciamento dos resultados do escritório restam apenas 5% do tempo total.
É óbvio que a grande maioria dos empreendedores pensam, querem e almejam diferenciais competitivos para seus escritórios, mas poucos são aqueles que aproveitam do pouco tempo disponível para buscar diferenciais.
A pesquisa ainda mostra que os escritórios têm empregado seus diferenciais em processos que são, na verdade, obrigações contábeis, como o cumprimento rigoroso das obrigações acessórias e o cálculo correto dos tributos.
Convenhamos, é como se uma empresa de colchões destacasse o conforto como um diferencial. Um colchão necessita ser confortável, assim como o cálculo correto dos tributos, ética, cumprimento rigoroso das obrigações acessórias, excelência no atendimento devem ser características obrigatórias de uma empresa, e não um diferencial.
Mas o que é um diferencial, então? É tudo aquilo que extrapola o tradicional ou vai além das características explícitas no produto ou serviço. Voltemos ao exemplo do colchão. Um diferencial, por exemplo, seria a tecnologia aplicada no seu formato e na disposição das molas, de modo a proporcionar tratamento ortopédico; ou talvez a impermeabilidade, o peso, a durabilidade, a garantia, entre outros.
Nas empresas não é diferente. Para sua empresa se destacar, você poderia oferecer:
- Consultoria financeira;
- Segmentar seu escritório, tornando-se um especialista;
- Surpreender positivamente seus clientes com ferramentas de gestão financeira cada vez mais práticas, rápidas e seguras;
- Ser referência em produtividade;
- Prover informações atualizadas por meio de gráficos e insights com soluções para problemas que ainda nem aconteceram, entre inúmeros outros diferenciais.
Porém, como vimos acima, 1 em cada 5 escritórios pratica os conceitos básicos de gestão estratégica na administração de seus negócios. Isso é um tanto quanto preocupante. Para o Sebrae, “tal cenário mais uma vez reflete a comoditização vivida pelo setor, bem como a pouca percepção de valor por parte dos seus clientes com relação aos quesitos atendimento, personalização e oferta de serviços”.
O papel das empresas evoluiu muito nos últimos anos. A tendência das empresas mundiais é se inserir cada vez mais no meio digital, tendo a tecnologia ao seu lado como um fator estratégico no crescimento e amadurecimento do setor, sendo o principal gerador de um diferencial competitivo.
É importante compreender que os empreendedores que já enxergam nos diferenciais uma oportunidade de se destacarem no mercado estão a um passo à frente. A automatização de processos manuais e a concentração no aconselhamento gerencial do cliente é um divisor de águas entre o sucesso e a estagnação de um escritório de contabilidade.
Empreendedores, para te auxiliar em um diagnóstico inicial do seu escritório quanto a diferenciais competitivos, procure responder às seguintes perguntas:
- Quanto tempo você dedica ao planejamento estratégico e à busca por diferenciais em processos, atendimento e serviços?
- Seu cliente compreende a sua importância na gestão da empresa dele? Ele enxerga a sua função como algo fundamental para aumentar as chances de ter sucesso e encurtar caminhos?
- Você tem se comportado como um consultor de negócios ou ainda se vê preso às burocracias governamentais e aos processos manuais de sua empresa?
- Sua empresa tem tido produtividade?