Para criação de um diagnóstico financeiro completo, é preciso seguir alguns indicadores, são esses dados que irão orientar planos de ação e serão capazes de mostrar as falhas e acertos para garantir uma saúde na gestão financeira das sua empresa.
Vamos analisar agora os principais indicadores para avaliação da saúde financeira da sua empresa:
Faturamento
Esse é o indicador que costuma ser mais monitorado pelos gestores, pois é ele que indica o quanto uma empresa está vendendo e a quantidade de dinheiro que será injetada no negócio. A relação entre a margem de lucro e o faturamento é capaz de mostrar o risco da sua empresa. Se o faturamento está abaixo do esperado indica necessidade de novas estratégias de marketing e prospecção de clientes.
Recebimentos
É muito importante comparar os recebimentos com o faturamento. Não se confunde recebimento com faturamento. Ter valores altos no faturamento não necessariamente indica que a empresa está recebendo, considerando que esse valor é afetado por grandes vendas a longo prazo ou inadimplências. O ideal é que o recebimento e faturamento sejam o mais próximo possível.
Lucratividade
Se uma empresa tem um bom faturamento, mas não há sobra de dinheiro, significa que há um problema nos gastos. O percentual do lucro de uma empresa pelo faturamento em um determinado período de tempo ajuda a entender a prosperidade do negócio. Se sua empresa tem um bom faturamento, mas não há sobra de dinheiro, significa que há um problema nos gastos. É necessário pesquisar sobre a lucratividade média do seu setor e da concorrência para avaliar se seu negócio está indo bem.
Custos fixos
Esses custos são aqueles que não variam com o faturamento. A mudança no custo fixo, o aumento só deve ocorrer em caso de alta nas vendas.
Taxa de endividamento
Esse indicador requer uma atenção a mais dos gestores. Ele é o indicativo de verificação para saber se a sua empresa está finalizando o mês no positivo.
Ticket médio
Esse indicador nos auxilia na compreensão da dinâmica do negócio e pode ser medido por venda ou por cliente. Para calculá-lo, é só dividir o volume de faturamento pelo volume de vendas fechadas. Isso é importante para entender se há mais vendas de itens de menor ou maior valor. Problemas no ticket médio, em geral, são frutos de vendedores pouco capacitados.
FEITO A ANÁLISE DO DIAGNÓSTICO FINANCEIRO, AGORA É TRAÇAR PLANOS DE AÇÃO PARA MELHORAR A SAÚDE DO NEGÓCIO.