É muito importante manter sempre em ordem o calendário financeiro da sua empresa, não só para garantir a estabilidade dos negócios, mas também para ampliar as chances de sucesso do empreendimento.
Organização e planejamento são primordiais para manter a sua empresa sob controle. Porém, para organizar o financeiro e mantê-lo em ordem é preciso usar algumas técnicas, é exatamente isso que vamos tratar nesse post, vamos te mostrar as ferramentas para montar o seu calendário financeiro, otimizando o planejamento e tornando o dia a dia mais prático e tranquilo.
O calendário financeiro, além de gerar uma melhora no retorno econômico da empresa, pode ajudar com indicadores e apontar com clareza a situação geral do seu negócio.
Calendário financeiro
O calendário financeiro consiste em uma planilha orçamentária em que constam todas as despesas e todas as receitas da sua empresa, além de apresentar todas as informações relativas de entradas e saídas de dinheiro, o calendário serve para organizar os recursos em tópicos e em categorias, melhorando a visualização do capital e o planejamento das operações. Ele serve para elaborar estratégias relativas ao fluxo de caixa, adequando melhor as despesas de acordo com as melhores datas. As contas a vencer e a folha de pagamento se tornam mais claras, o que evita atrasos, juros e moras.
Tópicos do calendário financeiro
O calendário deve ser organizado mensalmente (pelo menos) e apresentar um plano semanal, contendo campos para todos os dias do ano: úteis, feriados e finais de semana.
Os tópicos básicos são: contas a pagar e a receber, os valores e os impostos, as datas e os campos para confirmar as transações.
Para facilitar na contabilização, devem ser separadas as despesas fixas das variáveis, de modo a identificar melhor a natureza de cada despesa.
Automatização da organização das contas
Uma planilha do Excel pode ser eficiente para uma empresa de pequeno porte que tenha poucos funcionários, contudo, com o crescimento e com o decorrer dos anos, precisará de um calendário que ofereça mais recursos. Por isso escolha ferramentas automatizadas que facilitará e muito o seu trabalho.
Recursos do calendário financeiro
No mercado existem vários tipos de softwares de gestão empresarial que organizam todas as informações de modo automático, ficando a cargo dos administradores o preenchimento dos campos corretamente. Apresentam opções para gerenciar prioridades, podendo excluir funções que não fazem parte da rotina da empresa.
Vantagens do calendário financeiro
A empresa se beneficia mantendo a saúde financeira organizada. Consegue cumprir os prazos programados, é possível diminuir a taxa de juros e reduzir custos, gerando economia de recursos.
O calendário possibilita também uma visão da situação geral da empresa, dando margem para negociação em caso de imprevistos e acidentes. Outro ponto benéfico é o vencimento de contas e de pagamentos, que podem ser programados de acordo com o fluxo de entradas.
É possível identificar os pontos a melhorar para que o seu negócio cresça, permitindo também que haja uma melhor elaboração em termos de prioridade. Você consegue também identificar os melhores pagadores, assim como as parcerias que cumprem com os combinados.
A organização ajuda também na relação com os clientes, mantendo uma conduta cordial em casos de cobrança e fiel em relação aos repasses.
Na prática
Ainda que você opte por um processo automatizado, é preciso um bom desempenho de gestão, para um acompanhamento da evolução da saúde financeira de acordo com as expectativas da empresa.
O calendário financeiro permite o bom cumprimento de todas as funções de uma empresa. E, por mais que pareça complicado à primeira vista, pode ser muito simples de trabalhar do que as soluções tradicionais.
O funcionamento do calendário é aliado com a disciplina do cotidiano, sendo importante registrar todas as entradas e saídas da empresa. O calendário financeiro é muito mais do que organizar a vida financeira do seu negócio. Ele ajuda você a chegar mais perto do sucesso.
Aproveite o momento para conferir este artigo, que trata da importância de usar um software de gestão financeira para organizar a sua empresa de uma vez por todas!